Implantodontia é a parte da odontologia que realiza implantes dentários: é uma forma de repor um ou um grupo de dentes por meio de “raízes” artificiais.
Os implantes dentários são fabricados de titânio e utilizados no tratamento de perdas dentárias parciais ou totais. Eles garantem uma reabilitação oral eficaz, com efeito bem natural e estético.
Um tratamento de reabilitação fixa, duradoura e com alta qualidade estética, que tem por objetivo a reabilitação de um ou mais dentes individuais.
Ele é composto por duas fases: cirúrgica, em que o implante dentário é anexado ao osso, e a fase protética, onde a coroa é colocada sobre o implante.
A cirurgia guiada é um procedimento minimamente invasivo de implantes dentários, ou seja, sem cortes. É uma técnica inovadora que substitui a cirurgia convencional.
Ela é feita através de um escaneamento e uma tomografia computadorizada da arcada dentária do paciente. Com esse exame, o profissional irá, através de um software, fazer um planejamento para escolher a melhor posição para instalar o implante, sem precisar fazer isso diretamente na gengiva do paciente. Em seguida, é impresso em 3D um guia, que será encaixado na arcada do paciente para direcionar o local exato para a colocação do implante.
Para realizar a instalação de implantes com a cirurgia guiada, o paciente precisa ter boas condições ósseas, ou seja, não necessita da realização do enxerto ósseo. É contraindicado para pacientes que possuem a abertura de boca restrita ou necessitam múltiplas extrações para regular a arcada para a instalação dos implantes. Consulte o cirurgião dentista para ele avaliar se essa opção é adequada para o seu caso.
Os cuidados são os mesmos da colocação de implantes, o seu dentista irá detalhar todos os cuidados. Por ser uma cirurgia minimamente invasiva, o período e quantidade de medicação pode ser menor. Nas primeiras 24 horas, a alimentação deve ser líquida e fria, o paciente deve repousar com a cabeça elevada e evitar esforços físicos. Visite o dentista periodicamente para o acompanhamento e manutenção, além de não esquecer de manter uma correta higienização bucal em casa, com escovação e fio dental todos os dias.
Por ser uma cirurgia minimamente invasiva, ou seja, sem a necessidade de cortes, além do tempo da cirurgia ser bem menor, o pós-operatório acaba sendo bem mais confortável e com uma cicatrização mais rápida. O uso dessa inovação tecnológica auxilia o profissional a realizar um planejamento mais adequado e seguro, garantindo um maior bem-estar dos pacientes.
Todos os direitos reservados – Dra.Tatiana Bordignon – Copyright © 2023